O que é CEO?

O que é CEO?

CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em Português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. É o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.

Um título cobiçados porém não compreendido em uma empresa, alguns acreditam que os CEOs podem fazer qualquer coisa, são o topo da cadeia alimentar da empresa ou organização e que possuem poderes mágicos. Nada poderia estar mais errado do que esta visão.

Chief Executive Officer, significa atender às necessidades dos funcionários, clientes, investidores, comunidades e principalmente das leis.

Os trabalhos podem ser delegados, mas a responsabilidade é sempre personalíssima do CEO. Se der certo não fez mais que sua obrigação, se der errado a culpa é dele. Um técnico de Futebol por analogia, é sempre a causa ou a consequência.

Apesar de o termo herdar da língua inglesa o Chief, em águas tupiniquins ele não pode ser simplesmente o Chief. Por aqui ele tem de ser o Referencial, o Guia, o Líder, afinal, na vida real dos gestores, respeito e confiança são substantivos que não podem ser impostos, mas sim, devem ser conquistados.

Um CEO genuíno, sabe medir seu sucesso e evitar as armadilhas que são exclusivas de seu trabalho e sempre permanece sóbrio, frio e hábil frente aos desafios ao longo do tempo.

Pela minha formação, sempre ouvi piadas de mal gosto do tipo: Existem dois tipos de profissionais que podem consolidar ou acabar com uma empresa. Um é o Advogado o outro é o Contador. Esqueceram-se do CEO.

Ele sim é responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de uma empresa, pois pela necessidade de possuir visão 360º, deve ser atuante em todas áreas de atuação e setores da empresa. Em operações, marketing, estratégia, financiamento, criação de cultura empresarial, recursos humanos, contratação, demissão, cumprimento de regulamentos de segurança, vendas, relações públicas, etc.

CEO deve ser o representante compliance da empresa, mas é claro, o CEO não faz nada sozinho.

Muitos CEOs de startups, pensam que a angariar fundos, abrir capital ou ser uma grande aquisição de alguma gigante de seu ramo de atuação é o seu dever mais importante.

Discordo. Tudo isso faz parte do sucesso, mas a contribuição dos CEOs está na construção de um negócio soberbo com o dinheiro disponível.

Então qual é o principal pensamento do CEO?

Define estratégia, direciona e otimiza resultados. Simples assim.

Os analistas podem ajudar, os investidores aprovar um plano de negócios, a diretoria aprovar, aconselhar e/ou solicitar uma segunda opinião ao diretor-presidente, mas no final das contas é o CEO quem finalmente define qual caminho a seguir.

CEO’s são aqueles constroem a cultura,  não cria regras, define o tom em cada ação – ou inação – sejam formais ou informais, observam sinais do que é e não é importante, corrigem erros, avaliam riscos e entendem que as notas fiscais são geradas pelo que a empresa tem de melhor. O seu capital humano!

Próximo postRead more articles

Deixe um comentário