Cobrança Simples

Como educar seus clientes para que pagem corretamente?

Conceito e Vantagens do Cobrança Simples

O Cobrança Simples funciona como um “escritório virtual” de cobranças,  onde os usuários customizam seus passivos tornando este processo claro e dando um tom de maior serenidade e profissionalismo. Os passivos presentes, a inadimplência e os futuros podem ser cadastrados na plataforma que efetua o acompanhamento preventivo, coercitivo e corretivo para que tanto credor, quanto devedor tenham em tempo real o posicionamento dos valores em aberto e/ou programados. A plataforma dispara e-mail’s e SMS (WhatsApp não pois é considerado por nós um procedimento invasivo), de acordo com o perfil de cobrança adotado pelo gestor. O tempo todo, tanto cliente quanto gestores, podem provocar negociações no intuito de fechar um acordo economicamente viável para ambas partes. Mas, além disso de uma boa plataforma de cobrança automatizada é necessário implantar uma cultura de adimplência entre seus clientes.

Política e formas de pagamento

Deixe clara sua política de pagamento logo de início. Não importa o método de negociações, em algum ponto o cliente tem que concordar com seu preço para o serviço. Se sua política de pagamento estiver bem descrita no contrato ou qualquer documento, você já saiu um passo a frente. Aceite todas as formas de pagamento , inclusive transferências bancárias, boletos e principalmente cartões de crédito. O cartão de crédito garante que será pago a tempo. Consiga uma conta de mercante e prepare seu negócio para receber processamento de cartão de crédito. 

O fator "risco" versus "antecipado"

Peça pagamento antecipado, a não ser que tenha um relacionamento de longo prazo com seu cliente, e colete o resto do pagamento antes do final do trabalho. Normalmente 30/30/40 funciona bem (30% adiantado, para dar início, comprar material), 30% na metade do serviço ou algum ponto pré-estabelecido, como a entrega dos croquis, se for um artista, e o resto depois do serviço completo, o que significa no dia da entrega, não quando ele quiser. Se tiver opção, deixe o cliente pagar adiantado quando ele se oferecer. Uma das coisas mais estúpidas que uma pessoa de negócios faz é não aceitar um pagamento oferecido antecipado. Muitas vezes o cliente pergunta “Precisa de pagamento agora?” e o fornecedor diz “Não, vamos acertar no final.” Não faça isto! Se o cliente está confortável em pagar adiantado, deixe-o fazê-lo! Sinal de que, além da fidelização, sua credibilidade e compliance estão com alto índice de aprovação.

Construa pilares e regras de negócio

Arranje o pagamento antes da entrega do produto final. Segure o suficiente para que o cliente precise pagar para ter o produto final. Não é falta de profissionalismo fazer isto, apesar de alguns considerarem isto (erroneamente) um ato de desespero. Mas isto diz a seus clientes que você é um profissional que quer ser pago no momento certo, não que você está desesperado por dinheiro. Aja como um profissional, e ligue ou mande um Whatsapp dizendo algo do tipo: “Ei Sr. Mello, seu trabalho está pronto. Você prefere pagar em Boleto, CC ou Dinheiro? O saldo é de R$ 1.470,00. No CC há o acréscimo da operadora.”

Acompanhe o cliente, pratique a isonomia e contate agências de proteção ao crédito

Acompanhe o cliente todos os dias. Uma vez que seu cliente perceber que você relaxa sua política de pagamento, ele vai explorar esta fraqueza na primeira necessidade. Aplique a mesma política a todos os clientes. Se um cliente não tiver lhe pago na data certa, dispare imediatamente o Cobrança Simples de forma amigável. Se possível, contate agências de proteção ao crédito. Você pode escrever um aviso no rodapé de suas cobranças, mas se falhar em fazer o que se propôs, não será levado a sério. Deixe que o fluxo do Cobrança Simples notifique seu cliente e efetue o processo de cobrança, negociação e renegociação fidelizando o cliente. Afinal ele é a razão de tudo.

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